Google

Guarde suas fotos

13.6.08

Áustria e Polônia empatam e respiram por aparelhos no Grupo B

Um gol nos acréscimos do segundo tempo garantiu à Áustria, uma das anfitriãs da Eurocopa , seu primeiro ponto no Grupo B da competição. O resultado de 1 a 1 diante da Polônia não foi bom para ambas as seleções, que ficaram em situação muito difícil na chave.

Com o resultado, a Croácia, primeira colocada com seis pontos, já está classificada. A Alemanha, em segundo, com três, passa às quartas se pelo menos empatar com a Áustria (mesmo com vitória da Polônia no outro jogo terminaria em segundo, por levar a melhor no confronto direto). Os austríacos (um ponto) precisam bater a Alemanha e torcer para a Polônia no máximo vencer a Croácia pela mesma diferença de gols. A pior situação é justamente a dos poloneses (também com um ponto). Além de terem de vencer a Croácia e torcer por derrota da Alemanha, ainda precisam fazer saldo para superar os austríacos nos critérios de desempate (atualmente, -2 contra -1). A rodada final é na próxima segunda-feira.

Recém-naturalizado polonês (está há duas temporadas no Legia Varsóvia), Roger Guerreiro, ex-Flamengo, fez o gol único de sua seleção aos 30 do primeiro tempo. O gol do brasileiro foi também o primeiro da história da Polônia em Euros (o país disputa a fase final do torneio pela primeira vez). O empate austríaco aconteceu num pênalti cobrado por Vastic.

O jogo

A Áustria começou a partida muito melhor do que a Polônia. Na primeira metade da etapa inicial, a seleção da casa teve pelo menos quatro grandes chances de gol, mas não aproveitou.

Harnik e Leitgeb saíram na cara do goleiro Boruc e obrigaram o polonês a fazer duas grandes defesas. Harnik, em outra oportunidade, bateu livre da entrada da pequena área, mas Boruc defendeu com os pés.

Ainda houve uma boa jogada do atacante Linz, aos 21 minutos, na qual invadiu a área pelo lado direito e bateu cruzado. Mais uma boa defesa de Boruc, que joga no Celtic Glasgow e está na mira do Milan para a próxima temporada.

Sem melhorar muito seu desempenho em campo, a Polônia, que dificilmente assustava a defesa austríaca, abriu o placar em sua primeira grande chance de gol. Smolarek lançou bola na área e Saganowski dominou no segundo pau. O atacante cortou para o meio e bateu cruzado. O goleiro Macho defendeu, e a bola sobrou limpa para Roger Guerreiro, impedido, escorar para o gol.

No segundo tempo, a Áustria não voltou com o mesmo ímpeto do início do jogo e, além de atacar mesmo, ficou exposta a contragolpes. A Polônia por pouco não ampliou aos cinco minutos, quando Roger fez belo lançamento para Smolarek, que entrou na área e obrigou Macho a fazer grande defesa.

O panorama não mudou, apesar de a Áustria ter feito três mudanças na equipe para tentar deixar o time mais ofensivo. Ao longo de toda a segunda etapa, a Polônia teve mais a bola e criou quase todas as (poucas) chances.

Na base do abafa, a Áustria buscou o gol de empate e conseguiu nos acréscimos do segundo tempo. Após cruzamento na área, a arbitragem marcou pênalti após um agarra-agarra na área. Vastic soltou a bomba e decretou o empate em Viena.

Nenhum comentário: