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9.6.08

Kubica escapa de incidentes e vence a primeira da carreira no Canadá

Robert Kubica, da BMW Sauber, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 após uma corrida cheia de incidentes no Canadá. O polonês dominou a corrida após a primeira entrada do safety car, quando Adrian Sutil parou na pista e Lewis Hamilton acertou a traseira da Ferrari de Kimi Raikkonen na saída dos boxes, forçando o abandono de ambos.

O polonês consegue sua primeira vitória em uma pista especial para ele. No ano passado, Kubica sofreu um fortíssimo acidente na reta antes do hairpin L'Epingle. Ele capotou e foi retirado do carro pela equipe médica. Mas ele saiu ileso da batida e só teve de passar uma noite em observação em um hospital de Montreal.

A vitória também foi a primeira da BMW Sauber. De quebra, a equipe conseguiu uma dobradinha com Nick Heidfeld, que chegou na segunda posição, a 16 segundos de Kubica. David Coulthard, da RBR, muito criticado por erros nesta temporada, fez uma excelente corrida e subiu ao pódio do GP do Canadá na terceira posição.

Timo Glock, campeão da Fórmula GP2 no ano passado e outro piloto criticado no início da temporada, conseguiu uma ótima quarta posição. O alemão da Toyota suportou muito bem a pressão de Felipe Massa, da Ferrari, nas últimas duas voltas. O brasileiro conseguiu algumas boas ultrapassagens na parte final da corrida, após um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop, quando a equipe não reabasteceu seu carro corretamente.

Rubens Barrichello, da Honda, conseguiu uma excelente sétima posição no Canadá. O brasileiro chegou a liderar a prova no primeiro terço, com os pit stops dos líderes. Ele andou durante boa parte da corrida em quarto, mas a falta de velocidade em retas de seu carro o fizeram perder algumas posições. Ele chegou à frente de Sebastian Vettel, da STR, o oitavo, que foi muito pressionado pelo finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, nas últimas cinco voltas. Ele acabou completando a prova em nono lugar.

Antes de barbeiragem, Hamilton parecia rumar para vitória certa
Em uma largada tranqüila, Lewis Hamilton manteve a ponta, à frente de Kubica e Raikkonen. Ele liderava a prova com sete segundos de vantagem quando o safety car entrou na pista por causa da Force India de Adrian Sutil, que parou em posição perigosa perto da curva 3.

Então, os líderes entraram nos boxes e o inglês perdeu posições para o polonês da BMW Sauber e para o finlandês da Ferrari. Ambos pararam por causa da luz vermelha no fim do pit lane, mas o piloto da McLaren viu muito tarde e acertou a traseira de Raikkonen. Nico Rosberg, da Williams, que vinha atrás de Hamilton, também não parou e acertou o carro que estava à sua frente. Mas o alemão continuou na corrida.

Com a parada dos oito primeiros colocados, Nick Heidfeld liderava a prova, seguido por Rubens Barrichello, da Honda; Kazuki Nakajima, da Williams; David Coulthard e Mark Webber, da RBR; Timo Glock e Jarno Trulli, da Toyota. Kubica voltou dos boxes na décima posição.

Já Felipe Massa caiu muito na classificação por causa de um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop. A equipe não reabasteceu seu carro durante a entrada do safety car e forçou o brasileiro a entrar de novo nos boxes para fazer outra parada, já com bandeira verde e a corrida recomeçada.

Após a relargada, Heidfeld abriu uma boa vantagem para Rubens Barrichello, que se mantia em segundo mesmo mais pesado que os rivais. Com Kubica preso no tráfego, o alemão conseguiu uma boa vantagem e voltou de seu pit stop à frente do polonês. Mas ele abriu para o companheiro de equipe após a primeira curva do circuito.

Nelsinho Piquet abandonou ainda na metade da corrida. O brasileiro da Renault já tinha cometido um erro, quando rodou na entrada da curva 4, mas não danificou seu carro. Algumas voltas mais tarde, ele recolheu seu carro à garagem por causa de um problema mecânico e deixou a corrida.

Timo Glock era o último na pista a não fazer seu pit stop. Quando ele parou, na 42ª volta, Kubica tinha uma vantagem de dez segundos sobre Heidfeld, que sofria forte pressão de Alonso. O espanhol da Renault estava com a mesma estratégia do polonês e faria outra parada, mas rodou na 45ª passagem, na curva 7, e abandonou a prova.

Com a pista limpa, Kubica conseguiu abrir uma boa vantagem em relação a Heidfeld e garantiu a primeira dobradinha da BMW Sauber. Ele fez sua última parada na 49ª volta e voltou seis segundos à frente do companheiro de equipe, vantagem que se manteve até o final da corrida.

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