O torcedor do Fluminense se sentiu representado no empate entre Vélez Sarsfield e Boca Juniors por 1 a 1, domingo, em Buenos Aires. Os reservas do Vélez usavam coletes tricolores, muito parecidos com a camisa do clube das Laranjeiras, rival do Boca na semifinal da Libertadores, na próxima quarta-feira. A relação entre Flu e Vélez é antiga.
O ex-time de Chilavert foi fundado em 1910. Quatro anos depois, o clube adotou as cores vermelha, branca e verde como oficiais e passou a usar o uniforme listrado, quase semelhante ao do Fluminense atual. Somente em 1938, o Vélez trocou a camisa para o modelo que veste no momento, branco com um "V" azul no peito.
Pela coincidência dos uniformes, a torcida do Vélez passou a ter simpatia pelo Tricolor carioca. Há torcedores que vão ao estádio José Amalfitani com o uniforme do Flu.
Mas a maior prova de admiração entre os clubes aconteceu em 6 de dezembro de 1968. Em um amistoso contra o Santos de Pelé, no seu estádio em Buenos Aires, o Vélez entrou em campo com a camisa tricolor do Fluminense. A partida terminou 2 a 2.
No domingo, o ex-tricolor segurou o empate com o Boca em 1 a 1. Resultado que não seria nada mau para o Fluminense no jogo de quarta, que será realizado no estádio do Racing, já que a Bombonera está vetada pela Conmebol.
Sem provocação
Segundo o jornalista argentino Manolo Epelbaum, que comenta os jogos do Clausura pelo SporTV, a camisa usada pelos reservas do Vélez contra o Boca não serviram de provocação por causa do jogo do rival com o Fluminense, pela Libertadores.
- Não foi provocação, apenas coincidência. O Vélez era tricolor e usa vermelho, branco e verde até hoje no seu estádio. A única diferença para o Fluminense, é que o time carioca tem grená em vez de vermelho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário