Frio, chuva, campo pesado, futebol com muito contato físico, alimentação gordurosa... Enfim, o jogador brasileiro que troca o Brasil pela Inglaterra precisa aceitar as mudanças para acelerar o processo de adaptação. E na terra da Rainha, os brasucas estão utilizando uma outra estratégia para superar a diferente e rotina: a união.
Não seria exagero dizer que Anderson (Manchester United), Geovanni e Elano (Manchester City), Lucas e Fábio Aurélio (Liverpool) formam uma família na Inglaterra. Como as duas cidades são próximas, e as estradas inglesas, excelentes, o que facilita as viagens, o quinteto está sempre se reunindo. E vale lembrar ainda que Belletti e Alex, que atuam pelo Chelsea, de Londres, também costumam aparecer para um chá gelado e uma conversa fiada.
O calendário deu até uma força para fortalecer os laços da família. Como o Campeonato Inglês não pára no fim do ano (quatro rodadas da competição são disputadas no período, inclusive há jogos no dia 1º), não foi possível viajar para reencontrar os familiares que ficaram no Brasil. O jeito foi usar a criatividade.
- Foi muito bom. A gente está sempre fazendo eventos, promovendo jantares e reuniões. Quando dá, fazemos uma vez por semana. As famílias se juntam e ficam brincando, conversando. Na virada do ano foi assim - revela Elano, em entrevista pelo telefone.
--------------------------------------------------------------------------------
Reveillon com festa em hotel
--------------------------------------------------------------------------------
O volante Lucas, que mora em Liverpool, confirma a festança no fim do ano.
- Foi na cidade de Manchester e fui convidado por Elano para participar de um jantar no restaurante de um hotel. É diferente do Brasil, mas a festa é sempre muito bonita. Sempre que possível, nos encontramos para jantar com as namoradas e esposas. Também mantenho um contato legal com o Alex, do Chelsea, e com o Anderson, que foi meu companheiro no Grêmio. A rivalidade entre os clubes ingleses é muito grande, mas nós, brasileiros, sabemos lidar bem com essa situação e mantemos nossa amizade - explica o volante, companheiro de clube de Fábio Aurélio, em entrevista por e-mail.
Elano deixou a Ucrânia para jogar na Inglaterra. Apesar de ainda pegar muito frio, o meia afirma que sua esposa, Alexandra, e sua filha, Teresa, adoraram a mudança e já estão ambientadas. Em parte, segundo ele mesmo, por causa do convívio com as outras famílias.
- É claro que é importante. O Manchester City me recebeu muito bem. Sou amigo da diretoria e do técnico, e o grupo de jogadores é fantástico. Somos uma família. Mas essa amizade, essa relação que temos com os outros brasileiros que jogam aqui, também ajudou muito. Ficou mais fácil agüentar a distância do Brasil. Ás vezes dá até para esquecer que estamos longe de casa - brinca.
A importância do 'Brasucas United' também é ressaltada por Anderson. Por causa da agenda lotada que o Manchester United teve nesta temporada, o ex-jogador do Porto confessa que nem sempre tem tempo para encontrar os conterrâneos. Mas quando sobra uma brecha na agenda, se esforça muito para se fazer presente. Com um detalhe: fugindo do fogão.
- De vez em quando, arrisco na cozinha, mas confesso que sou um desastre. O importante é passar algumas horas com eles.É bom para nos sentirmos um pouco mais em casa, mesmo estando em um país diferente. O Brasileiro gosta de jogar conversa fora, nos identificamos em qualquer lugar do mundo. Falamos sobre o Campeonato Inglês, Seleção Brasileira, as notícias que chegam do Brasil... - resume.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário