Google

Guarde suas fotos

3.7.08

David Coulthard anuncia na Inglaterra aposentadoria da Fórmula 1

David Coulthard, piloto da RBR, anunciou nesta quinta-feira, em Silverstone, sua aposentadoria da Fórmula 1. O escocês vai continuar na categoria até o fim do ano, quando ele passará a ser consultor da equipe austríaca, além de ajudar em alguns testes do time durante as próximas temporadas.

O escocês, de 37 anos, corre na Fórmula 1 desde 1994, quando era piloto de testes da Williams e foi efetivado após a morte de Ayrton Senna, no GP de San Marino. Depois, ele passou nove temporadas na McLaren, antes de se mudar para a RBR, onde vai encerrar sua carreira neste ano.

"Gostaria de anunciar minha decisão de me aposentar da Fórmula 1 no fim desta temporada. Permanecerei ativamente envolvido no esporte, como consultor da RBR, com foco nos testes e no desenvolvimento dos carros. Ainda não sei se voltarei a competir no futuro, em outra categoria, por isso não estou pendurando o capacete definitivamente.

Minha decisão de me aposentar foi tomada neste ano e é baseada em um desejo de parar enquanto ainda sou competitivo e aproveito o desafio de pilotar na Fórmula 1. Também tenho o desejo de achar novos desafios no esporte. O anúncio foi feito no GP da Inglaterra por motivos óbvios: consegui duas das minhas 13 vitórias aqui e sou membro do Clube Britânico de Pilotos (BRDC), que organiza o evento.

Estou orgulhoso de meu trabalho na RBR e continuarei a correr com o mesmo foco até minha última volta, no GP do Brasil. E continuarei a ajudar a equipe a se desenvolver e alcançar o objetivo de vencer corridas.

Várias pessoas fizeram papéis importantes na minha carreira e gostaria de agradecê-las:

- Meus pais, que mandaram muita energia e me encorajaram em toda a minha carreira;

- Dave Boyce, que ajudou no meu início no kart;

- David Leslie Senior e Junior, por terem me ensinado a ajustar um carro;

- Sir Jackie e Paul Stewart, por terem me colocado em sua escada de talentos;
- Sir Frank Williams e Williams-Renault, por terem fé de me promover de piloto de testes a titular, que me ajudou a conseguir minha primeira vitória;

- Ron Dennis e a McLaren, onde fiquei por nove temporadas e alcancei a maioria dos meus sucessos;

- Norbert Haug e a Mercedes, por sempre terem sido competidores;

- Dietrich Mateschitz e a RBR, por me darem a chance de contribuir para o desenvolvimento de uma nova equipe;
- Christian Horner, por seu aberto e profissional estilo de administração, em associação com Helmut Marko;

- Bernie Ecclestone, por prover uma plataforma forte para desenvolvermos nossas habilidade. Nos próximos anos, minha futura família estará agradecendo a ele pelo sucesso financeiro da Fórmula 1;

- Meus empresários, Martin Brundle e David Cawthorne, ao lado de
Hutchinson e Iain Cunningham, por terem dado valiosas opiniões;

- Estive em três equipes, mas apenas um projetista. Por isso, Adrian Newey merece agradecimentos especiais por todo o champanhe que estourei;

- E por último, toda a imprensa, comissários, dirigentes, apoio médico, mecânicos, engenheiros, patrocinadores, advogados, contadores e o staff com quem trabalhei neste período.

DC
Silverstone 2008"

Nenhum comentário: