Lewis Hamilton deu mais um show e venceu o GP da Alemanha, disputado neste domingo, em Hockenheim. O inglês se recuperou muito bem mesmo com um pit stop tardio, após a entrada do safety car por causa do acidente de Timo Glock. Nelsinho Piquet se aproveitou da bandeira amarela e assegurou um segundo lugar brilhante após largar em 17º.
Felipe Massa chegou na terceira posição após tentar mudar a estratégia durante a entrada do safety car. O brasileiro da Ferrari fez seu pit stop e levou vantagem em relação a Hamilton, que não parou. No entanto, o piloto da McLaren tinha um ritmo mais rápido e fez a ultrapassagem a dez voltas do fim. Hamilton tomou a posição de Nelsinho três voltas depois. O feito dos brasileiros encerrou um jejum de 13 anos sem dois pilotos do país no mesmo pódio - o último foi na Bélgica, em 1991, com Senna em primeiro e Nelson Piquet em terceiro.
Nick Heidfeld pressionou Felipe Massa no fim da corrida, mas não conseguiu a ultrapassagem. O alemão da BMW Sauber chegou na quarta posição, uma posição à frente de Heikki Kovalainen, da McLaren, e duas à frente de Kimi Raikkonen, da Ferrari. O finlandês conseguiu superar Robert Kubica a sete voltas da bandeirada e o polonês ficou em sétimo.
Sebastian Vettel, da STR, fechou a zona de pontuação em oitavo. No entanto, a revelação alemã protagonizou um lance polêmico da prova, quando dividiu a saída dos boxes com Fernando Alonso após o segundo pit stop e jogou o espanhol para fora da linha branca. O bicampeão mundial reclamou muito, mas cometeu alguns erros e chegou apenas em 11º, nove posições atrás do companheiro na equipe francesa.
A próxima etapa da temporada 2008 da Fórmula 1 será disputada no dia 3 de agosto no circuito de Hungaroring. Lewis Hamilton chegará no GP da Hungria na ponta do Mundial de Pilotos, quatro pontos à frente de Felipe Massa, o segundo. Kimi Raikkonen, que estava empatado com os dois, está agora a sete da liderança.
Safety car e McLaren quase estragam corrida de Hamilton
A corrida na Alemanha começou tranqüila, sem as tradicionais confusões nas duas primeiras curvas e no hairpin de Hockenheim. Lewis Hamilton manteve a ponta, seguido por Felipe Massa e Heikki Kovalainen. Robert Kubica, da BMW Sauber, avançou para quarto após ultrapassar Jarno Trulli e Fernando Alonso de uma vez na primeira volta. Kimi Raikkonen era o sétimo, mas recuperou o sexto lugar ao ultrapassar o espanhol na passagem seguinte.
O pelotão se afastou durante a primeira parte da corrida, antes dos pit stops. Hamilton abriu 12 segundos de vantagem para Massa, que estava seis à frente de Kovalainen. Após as paradas, o cenário continuava inalterado, até o acidente de Timo Glock, da Toyota, na 35ª volta, na última curva do circuito. A suspensão traseira esquerda do carro do alemão quebrou sozinha e ele bateu no muro.
Com isso, o safety car foi obrigado a entrar na pista para que a reta fosse limpa e o carro de Glock retirado. Por precaução, alemão foi levado a um hospital próximo ao autódromo, mas escapou ileso, apenas com algumas dores. Nelsinho Piquet, que estava em uma estratégia de apenas um pit stop, tinha acabado de sair dos boxes e foi o maior beneficiado com a bandeira amarela.
A maioria dos pilotos entrou nos boxes para fazer a parada, menos o brasileiro, Hamilton e Heidfeld. No entanto, os dois últimos ainda precisariam de mais um pit stop. Quando a direção de prova autorizou a relargada, os pilotos da McLaren e da BMW Sauber imprimiram um ritmo muito forte à corrida, para tentar abrir uma vantagem suficiente para voltar ainda na frente.
Nove voltas após a saída do safety car, Hamilton entrou para fazer seu último pit stop, 13 segundos à frente do pelotão. Ele voltou na sexta posição, atrás do companheiro Kovalainen, que cedeu a posição na volta seguinte. O inglês, então, começou a tirar um segundo por volta em relação a Nelsinho e Massa.
Hamilton alcançou Massa na 56ª volta e tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro no hairpin. Massa tentou o troco nas curvas seguintes, mas o inglês não deu chances. Três passagens depois foi a vez de Nelsinho ser a vítima. O piloto da McLaren repetiu a receita e o ultrapassou na mesma curva.
Depois disso, o inglês abriu uma boa vantagem e Nelsinho correu tranqüilo para o segundo lugar. Mesmo pressionado por Nick Heidfeld, Massa assegurou a terceira posição, à frente do alemão.
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