Google

Guarde suas fotos

30.7.08

Vietnã: amor pelo futebol, mas sem conquistas e glórias

A presença da seleção olímpica de futebol no Vietnã gerou uma grande comoção nacional. No aeroporto, mais de duas mil pessoas furaram o bloqueio da polícia e chegaram até os brasileiros (assista no vídeo ao lado). Apesar de o futebol ser o esporte mais popular do país, os vietnamitas nunca conseguiram um título qualquer e nem mesmo a classificação para competição importante.

. Veja galeria de fotos de Hanói O futebol no país só deixou de ser amador em 2000, com a disputa do primeiro campeonato nacional profissional. Mas já entrou no mapa dos brasileiros. No quadriênio 2004-07, 83 jogadores foram tentar a sorte no país do sudeste da Ásia segundo a CBF. O Vietnã está em 124º lugar no ranking da Fifa. A melhor posição do país foi em 1998, quando chegou a ficar em 84º. Segundo a entidade, o país tem apenas 35 clubes de futebol, sendo que 14 deles estão na primeira divisão do país. O técnico da seleção é o português Henrique Calisto, que é bem sincero sobre a realidade do time. - O Vietnã pode ser melhor do que é atualmente. Vamos trabalhar para vencer, mas não posso prometer nada. Só trabalho - disse Calisto a um jornal local.

Um brasileiro faz sucesso no país: o goleiro Fábio dos Santos, ex-Vasco. Tanto que resolveu se naturalizar. Ele será o primeiro atleta estrangeiro a defender a seleção vietnamita. E justamente contra o Brasil. Fábio, que se naturalizou em dezembro de 2007, passou a ser chamado no país de Phan van Santos. O jogador, de 30 anos, está há seis atuando no futebol vietnamita e tem fama de artilheiro. De acordo com a imprensa local, a exemplo do são-paulino Rogério Ceni, já decidiu partidas em cobranças de falta. A seleção vietnamita só disputou uma partida este ano e perdeu por 1 a 0 para a Indonésia, em junho. E vem de três derrotas seguidas. Pelas eliminatórias, foi derrotada duas vezes pelos Emirados Árabes (1 a 0 em Hanói e 5 a 0 fora de casa). A fragilidade da equipe pode ser comprovada com a derrota, em dezembro do ano passado, por 5 a 0 para Cingapura, país que o time olímpico brasileiro venceu por 3 a 0 na última segunda-feira. O Vietnã já conhece o lado nada romântico do futebol. Em 2007, uma corte do país na capital Hanói, onde a seleção joga nesta sexta-feira, condenou sete juízes de futebol e dois oficiais esportivos a penas de até sete anos de prisão por manipulação de resultados. O dinheiro foi entregue aos árbitros por dois dos principais clubes vietnamitas: Dong A Thep Pomina e Ton Hoa Sen Can Tho. Além disso, em outubro do ano passado, uma fatalidade aconteceu nos campos do país asiático. O jogador camaronês Clement Atangana faleceu aos 22 anos enquanto treinava com a sua equipe no Vietnã, o Military Zone 4 Team. Ele teve um ataque cardíaco

Nenhum comentário: