Google

Guarde suas fotos

18.4.08

Flu vence e fica perto da melhor campanha


O Fluminense está muito perto de garantir o primeiro lugar geral da fase de classificação da Libertadores, posto que dá a vantagem de jogar a segunda partida em casa durante todo o mata-mata. Com a vitória por 1 a 0 sobre a LDU, nesta quinta-feira, no Maracanã, o Tricolor alcançou 13 pontos e confirmou a classificação como líder do Grupo 8. O time equatoriano ficou em segundo, com dez (assista aos melhores momentos da partida no vídeo abaixo).

Com oito gols de saldo, o Flu só pode ser ultrapassado por Flamengo e Atlas. O Rubro-Negro, com dez pontos e três de saldo, só passa o Tricolor se bater o Coronel Bolognesi por cinco gols de diferença. O time mexicano precisa ganhar 'apenas' de 3 a 0 na última rodada, mas tem um rival mais complicado, o Colo Colo. E vai jogar fora de casa.

Primeiro tempo com boas chances
Apesar de jogar sem um atacante de ofício sequer, o Fluminense começou partindo com tudo para cima da LDU. Aos quatro minutos, surgiu a primeira oportunidade do Tricolor. O jovem Tartá fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. A zaga equatoriana afastou mal, e Conca, mesmo sem ângulo, cabeceou na trave de Viteri.

Após o susto inicial, a LDU tentou tocar a bola para evitar a pressão tricolor e chegou a criar uma ótima jogada aos 18 minutos, com Larrea, que fez grande jogada pelo lado direito da área tricolor e chutou com perigo, assustando Fernando Henrique.

O Flu, então, voltou a tomar conta da partida. Junior Cesar, que não havia jogado tão bem contra o Vasco, voltou a ser uma das principais armas ofensivas do time. Aos 20, o lateral fez ótima jogada pela esquerda e chutou cruzado, mas Cícero não chegou a tempo de mandar para o fundo da rede. Dois minutos depois, David cruzou com precisão pela direita, Cícero cabeceou com muito perigo e quase abriu o placar.

A pressão tricolor deu resultado aos 31. Junior Cesar fez mais uma boa jogada pela esquerda, mas desta vez cruzou com mais capricho. Cícero subiu bonito, no segundo pau, para fazer 1 a 0 e levantar a torcida. Dois minutos depois, Conca quase ampliou com um chutaço que passou raspando a trave de Viteri. Foi a sétima finalização do Tricolor, contra apenas uma da LDU.

Aos 38, o Flu perdeu mais uma chance de fazer o segundo gol. Junior Cesar tocou para David, que inteligentemente devolveu para o lateral. Mas, na conclusão, o baixinho da camisa 6 tentou enfeitar e perdeu o gol na frente de Viteri.

Quando parecia que o Tricolor ampliaria, foi a LDU que assustou, nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Araújo chutou da entrada da área, com categoria, mas Fernando Henrique se esticou todo e mandou para a linha de fundo, tranqüilizando a torcida tricolor.

Mais pressão no segundo tempo
A segunda etapa começou no mesmo ritmo da primeira, com o Fluminense partindo para cima a fim de ficar mais perto do primeiro lugar geral da fase de classificação da Libertadores. Aos quatro minutos, Ygor mandou a bola para a área equatoriana, a zaga afastou mal e Tartá quase marcou.

O Flu seguiu pressionando, mas sem levar perigo real a Viteri. Apenas aos 14, após boa jogada de David, é que o goleiro teve de trabalhar bem, num chute de Tartá, da marca do pênalti, que o camisa 1 da LDU defendeu com firmeza.

Aos 17, Cícero mostrou a falta que um atacante de ofício faz a um time de futebol. O volante, que está improvisado na frente, recebeu livre pela direita e invadiu a área equatoriana, mas na hora do arremate se enrolou com a bola e perdeu a chance de ampliar.

Aos 21 minutos, o técnico Renato Gaúcho fez sua primeira alteração na equipe, tirando David, que fazia uma boa partida, para colocar Maurício. Nove minutos depois, o Tricolor criou mais uma boa chance. Tartá avançou pela esquerda, deu belo drible em Camacho e foi derrubado. Na cobrança da falta, Cícero obrigou Viteri a fazer grande defesa.

O volante Ygor, que tem alternado boas e más atuações com a camisa tricolor, protagonizou um dos melhores lances da partida aos 36 minutos. O jogador fez fila na entrada da área equatoriana e chutou rasteiro, mas o goleiro da LDU se esticou todo e evitou o golaço do volante, que seria o seu primeiro pelo clube.

Nenhum comentário: