Google

Guarde suas fotos

19.2.08

Zico: 'A primeira vez mexe com todos'

O Fenerbahçe recebe nesta quarta-feira o Sevilla, em jogo de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. O time do técnico Zico chegou pela primeira vez em sua história centenária a esta fase do torneio. Apesar da pressão vivida em Istambul, o Galinho garante que seus comandados estão prontos para a partida histórica.

O time venceu todos os jogos que fez em casa na primeira fase partindo para cima dos rivais (Inter de Milão, PSV e CSKA Moscou). Agora, a receita será a mesma. Feliz na Turquia, Zico revela nesta entrevista por telefone que já tem proposta para renovar seu compromisso com o Fenerbahçe antes mesmo de fazer o jogo da vida do clube. Além disso, revela as táticas do jogo, avalia quem entre Daniel Alves e Luis Fabiano merece atenção destacada e explica as dificuldades pelas incessantes nevascas este mês na Turquia.

Por fim, inevitavelmente, Zico fala sobre o Flamengo:

- Se eles mantiverem contra o Botafogo o mesmo brio do jogo contra o Vasco...

Confira, abaixo, a íntegra da entrevista.

FEITO INÉDITO

"A pressão sempre existe, a gente está preparado para este tipo de situação. Sabemos o que temos pela frente e que é uma responsabilidade muito grande, mas estamos preparados para essa partida. Além de ser uma meta muito importante para o clube, é uma situação que pode ser importante para todo mundo. É a primeira vez que o time chega (às oitavas) e essa coisa da primeira vez mexe com todo mundo. Mas estamos conscientes de tudo o que isso representa."

ESTRATÉGIA

"Temos de saber jogar, conhecer o adversário que temos pela frente. O Sevilla fez grandes partidas fora de casa na primeira fase e temos de tomar cuidado com os contra-ataques, que são muito rápidos. Não podemos perder bolas no meio, pode ser fatal. Mas até agora na Liga dos Campeões nós sempre soubemos aproveitar o fator campo (100% de aproveitamento em casa). Desta vez não pode ser diferente. Gosto que meu time procure tomar a iniciativa. O mais importante é vencer sem levar gols. 1 a 0 está ótimo."

QUATRO ATACANTES

"Vou escalar o time que vem jogando mesmo. São praticamente quatro atacantes: Deivid, Alex, Kezman e Ugur. Ainda temos o Marco Aurélio, que chega de trás. Nossos dois laterais são ofensivos (Roberto Carlos joga pela esquerda) e não vai ser diferente disso. O Maldonado já estreou, mas vai ficar como opção contra o Sevilla. O Selçuk está em grande fase."

EFE
O Estádio Sükrü Saraçoglu estava cheio de neve na manhã desta segunda-feiraNEVE

"Atrapalha um pouco nos treinamentos, mas prejudica principalmente o espetáculo. O campo na segunda-feira estava com 5 centímetros de neve. Mas os jogos estão acontecendo aqui na Turquia, muitos deles debaixo de neve mesmo. Para não ter jogo, só se seu pé afundar completamente na neve. Acho que não vai dar para jogar na quarta, sim."

DANIEL ALVES OU LUIS FABIANO

"Acho que marcação especial tem de ser feita é no Daniel Alves. É um cara muito habilidoso e que vem de trás, com espaço no campo para progredir. É com ele que temos que tomar um cuidado especial. O Luis Fabiano é perigoso mas joga dentro da área, com pouco espaço, e a marcação em cima do centroavante é sempre forte mesmo. Lugano o conhece (dos tempos de São Paulo) e vai colar nele."

FUTURO

"A primeira possibilidade é renovar aqui com o Fenerbahçe (o contrato acaba no meio do ano). O clube já se interessou pela renovação, vai depender de algumas coisas que precisam ser analisadas. Eu acho que para sair daqui só se for por um projeto com foi este do Fenerbahçe, estruturado. Trabalhar nos grandes centros é sempre mais motivante, sempre bom, mais vida é feita de desafios. Treinador não tem que ter gosto, não. Tem de treinar onde pintar a oportunidade."

FLAMENGO

"Assisti ao jogo contra o Vasco ao vivo e gostei muito. Se eles mantiverem o mesmo brio na final contra o Botafogo, têm boas chances de ter sucesso. O Flamengo manteve uma boa base e os atletas que chegaram precisam de tempo para se adaptar. Acho que o time tem futuro na Libertadores."

Nenhum comentário: