Google

Guarde suas fotos

11.8.08

Judô brasileiro a duas lutas da primeira medalha do país nos Jogos de Pequim

O judô brasileiro pode repetir Atenas, em 2004, e garantir nesta segunda-feira a primeira medalha para o Brasil nestes Jogos Olímpicos de Pequim. No peso leve, Leandro Guilheiro, responsável pelo feito na Grécia, e Ketleyn Quadros já estão na final da repescagem e precisam vencer duas lutas para subirem ao pódio e seguirem uma tradição de medalha para o judô nacional que já dura 24 anos em Olimpíadas. As disputas começam a partir das 7h (de Brasília)

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), Leandro Guilheiro vai enfrentar na final da repescagem o ucraniano Gennadii Bilodid, nono em 2004 e bronze no Mundial do Cairo, em 2005. Leandro e Bilodid já se enfrentaram uma vez este ano, com vitória para o brasileiro na primeira rodada da etapa de Moscou da Super Copa do Mundo, em maio. Em sua primeira participação em Jogos Olímpicos, a jovem Ketleyn Quadros vem mostrando que não se intimida com as adversárias. E após vencer a veterana espanhola Isabel Fernandez, campeã olímpica em Sydney (2000) e mundial em 1997, Ketleyn terá pela frente outra pedreira: a japonesa Aiko Sato, campeã asiática e medalha de bronze no Mundial do Rio de Janeiro (ambos em 2007). No confronto direto, Saito leva a melhor, tendo vencido a judoca mineira na etapa de Paris da Super Copa do Mundo deste ano.


Após a surpreendente derrota de João Derly no peso meio-leve no domingo, Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros entraram nos tatames do ginásio de Ciência e Tecnologia de Pequim com a responsabilidade de levantar a moral da equipe. E começaram bem, arrancando duas vitórias na estréia, sobre o argentino Mariano Bertolotti e a coreana Sin-Young Kang, respectivamente.

Na segunda rodada, Ketleyn pegou pela frente sua primeira pedreira, a medalha de bronze em Atenas, Deborah Gravenstijn. A derrota por apenas um koka para a holandesa, e a vitória de Deborah nas quartas-de-final, levaram a judoca mineira para a repescagem. As dificuldades só aumentaram, com Ketleyn pegando a espanhola Isabel Fernandez. Após empatar a disputa no tempo normal, Ketleyn chegaria à vitória no golden score, quando a espanhola foi punida por falta de combatividade.

Já Leandro Guilheiro teve um caminho menos dramático para chegar a esta decisão de repescagem. Após a vitória de virada sobre o argentino Bertolotti, Leandro encarou o sul-africano Marlon August e conseguiu o primeiro ippon do judô brasileiro em Pequim. Na seqüência, porém, Guilheiro pegou o campeão mundial Kichun Wang. Depois de empatar no tempo normal em 0 a 0, o judoca santista viu o ouro escapar ao sofrer uma queda no golden score e perder com um wazari. Na estréia na repescagem, mais um ippon, desta vez sobre o uzbeque Shokir Muminov.


Nenhum comentário: